2-Você sabe o que é desaposentação_

A desaposentação surgiu como forma de melhorar o valor da aposentadoria de um trabalhador brasileiro. Mas, o que é exatamente o ato de "desaposentar"? No artigo abaixo, vamos explicar esse conceito, suas vantagens e recomendações

A aposentadoria é um período aguardado ansiosamente, e durante anos, por milhões de brasileiros contribuintes do INSS. Ela é, finalmente, o momento em que o trabalhador poderá descansar e colher os frutos de décadas de serviços prestados à sua empresa.

 

No entanto, para muitos brasileiros, essa aposentadoria acaba vindo relativamente cedo ou então, alguns aposentados resolvem desistir ou renunciar da sua aposentadoria já concedida. Essa é a chamada "desaposentação".

 

No artigo a seguir, vamos explicar o que é, então, esse fenômeno da desaposentação e todas as suas nuances. Portanto, para saber tudo sobre essa ação, siga a leitura e aproveite o conteúdo.

 

O que é a desaposentação?

A desaposentação se traduz na desistência ou renúncia de uma aposentadoria concedida a um trabalhador, no intuito desse conseguir uma aposentadoria com um valor um pouco melhor.

 

Isso acontece especialmente porque, muitos trabalhadores começaram a contribuir com o INSS relativamente jovens. Isso fez com que eles, após 30 anos de contribuição, conseguissem se aposentar "cedo".

 

Cabe destacar aqui que, quando dizemos "aposentar cedo", queremos dizer que, hoje em dia, um cidadão com 50, 60 anos, está muito mais ativo e em melhores condições de saúde física e mental do que pessoas dessa mesma idade há algumas décadas.

 

Mas afinal, qual é o objetivo principal de quem realiza a desaposentação?

Muitos trabalhadores decidem por desaposentar, ou seja, abdicar da sua aposentadoria atual, no intuito de continuar contribuindo com o INSS e assim melhorar o valor da sua aposentadoria.

 

Isso ocorre porque, quem aposenta não contribui mais para o INSS. Porém, quem ainda está na ativa, contribui mensalmente com uma porcentagem de seu salário.

 

Por conseguinte, ao desaposentar, uma pessoa volta a contribuir com o INSS e terá um retorno desse pagamento no formato de uma aposentadoria um pouco mais alta lá na frente.

 

Como funciona a desaposentação?

Ou seja, caso uma pessoa tenha contribuído 30 anos com a Previdência Social, aposenta, fica um tempo aposentada, desaposenta e trabalha mais 7 anos, esses anos a mais de trabalho (e, por conseguinte, de contribuição), entrarão no cálculo da nova aposentadoria dessa no futuro.

 

Isso é muito importante e uma excelente opção para milhares de aposentados, uma vez que as despesas, especialmente com saúde (plano de saúde, consultas médicas, medicamentos etc) costumam ser bem elevadas e consomem boa parte da aposentadoria dessas pessoas.

 

Com a desaposentação, essa pessoa poderá continuar trabalhando, recebendo um salário maior e contribuindo junto ao INSS, e conseguirá aposentar mais na frente com um valor de aposentadoria mais elevado.

 

Assim, a opção pela desaposentação deve ser muito bem ponderada e discutida com os seus patrões e o seu contador, sempre considerando fatores como sua renda atual e futura, além, é claro, do atual estado de sua saúde física e mental. 

 

Para ler mais conteúdos interessantes como esse e ficar sempre por dentro das leis, acesse o nosso blog e confira outros artigos. Aproveite!


desaposentaçãoINSSaposentadoriadireito