1-Saiba como é o acesso legal a cannabis medicinal

Não é segredo que falar sobre a cannabis ainda é um grande tabu no Brasil. Afinal, a planta é considerada ilegal por aqui, mesmo que já seja vendida e produzida dentro da lei em diversos lugares do mundo.

 

No entanto, ainda que com um cenário pouco positivo em relação ao tema, nos últimos anos alguns avanços puderam ser notados. Principalmente no que se refere ao uso medicinal, a cannabis tem sido mais aceita como um tratamento alternativo para muitos tipos de doenças.

 

Sendo assim, vale ficar por dentro e entender mais sobre como funciona o acesso legalizado a cannabis para fins medicinais aqui no Brasil. Confira abaixo e boa leitura!

 

Doenças relacionadas ao tratamento com cannabidiol

Há muito já se foi o tempo em que o único uso da popular “maconha” era por jovens que queriam alcançar um estado mental diferente. Já são anos e anos de estudos envolvendo a erva, com foco nas propriedades curativas do CBD, uma substância extraída das folhas da planta.

 

Nesse sentido, diversas doenças já apresentaram progresso positivo quando tratadas por meio da cannabis, tais como:

  • - Esquizofrenia;
  • - Diabetes;
  • - Náuseas;
  • - Câncer,
  • - Mal de Alzheimer,
  • - Distúrbios de ansiedade e sono

Essas são apenas alguns exemplos de enfermidades que tiveram os seus sintomas reduzidos depois do tratamento.

 

Por esse motivo, a luta pela legalização e popularização desse tipo de medicamento é grande, alcançando cada vez mais notoriedade.

 

No entanto, o preconceito ainda é o principal fator para a precarização do acesso à terapia, reduzindo as possibilidades de um aumento na qualidade de vida de milhares de brasileiros.

 

Como funciona o acesso à cannabis medicinal no Brasil?

Mesmo que o Brasil ainda seja um país bastante conservador em relação à pauta, um grande progresso já foi alcançado nos últimos anos.

 

Por esse motivo, o acesso por aqui já é legalizado em alguns aspectos, mesmo que se mantenha bastante burocrático, demorado e caro! Entenda abaixo.

 

Prescrição médica é fundamental

Não é segredo que a prescrição médica é essencial para o início de um tratamento fazendo uso do cannabidiol.

 

Nesse sentido é evidente que obtê-la é o primeiro passo para ter acesso ao medicamento, sendo necessário ter uma receita atualizada contendo a assinatura do clínico solicitante.

 

No entanto, mesmo que não pareça, essa continua sendo uma das principais barreiras ao tratamento, tendo em vista o grande preconceito médico no meio.

 

Ainda são poucos os que acreditam nesse tipo de terapia, mesmo frente a tantas evidências encontradas nos últimos anos.

 

Cannabidiol no Sistema Único de Saúde

Mesmo com a prescrição médica, não há garantia que o cidadão terá acesso ao cannabidiol. Afinal, os valores do medicamento no mercado são altíssimos, o que dificulta muito a comercialização e tratamento de pessoas mais carentes.

 

No entanto, recentemente o governo de São Paulo realizou o que foi considerado um marco histórico para a pauta.

 

O governador paulista Tarcísio de Freitas assinou no fim de janeiro de 2023 a lei que autoriza a distribuição sem custos de remédios à base de cannabis na rede de saúde pública do estado.

 

Com isso, os moradores já podem retirar o medicamento em postos de saúde, hospitais e demais estabelecimentos relacionados à saúde, apresentando apenas a prescrição adequada.

 

E aí, gostou de saber mais sobre o acesso legal à cannabis aqui no Brasil? Se sim, continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro dos melhores conteúdos com assuntos da atualidade!


cannabis medicinalacesso legal cannabis medicinal