4-Responsabilidade civil das empresas por danos ambientais

As empresas podem ser responsabilizadas pelas leis e regulamentos ambientais por suas atividades ou omissões que causem danos à natureza. A noção de responsabilidade civil por parte dessas corporações busca garantir que as empresas sofram as consequências de seus atos e contribuam para a recuperação e proteção do meio ambiente.

 

Neste artigo, será possível observar que a responsabilidade civil das empresas por danos ambientais refere-se à responsabilidade legal por danos ao meio ambiente causados por elas.

 

Este conceito reconhece que as corporações podem ter um impacto considerável nos ecossistemas, recursos naturais e equilíbrio ecológico no geral. Entenda mais sobre essa relação acompanhando esse conteúdo até o final. Boa leitura!

 

O que as leis brasileiras consideram “danos ambientais”?

A legislação brasileira atual define "danos ambientais" como maus efeitos ou danos causados ​​ao meio ambiente, o que inclui recursos naturais, ecossistemas, flora e fauna e equilíbrio ecológico geral. Isso pode ser encontrado, mais especificamente, na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (nº 6.938).

 

Elementos como a poluição, desmatamento, descarte inadequado de resíduos, contaminação de fontes d'água, destruição de habitat e outras ações que degradam ou colocam em risco o meio ambiente podem ser os principais responsáveis por causar esses tipos de danos.

 

A legislação brasileira busca prevenir, atenuar e compensar danos ambientais por meio de regulamentação, licenciamento ambiental e aplicação de multas, a fim de garantir a proteção e preservação dos recursos naturais, bem como a sustentabilidade ecológica e a perpetuação da natureza.

 

Responsabilidade civil das empresas por danos ambientais: qual a sua natureza?

Conforme a legislação brasileira vigente, a natureza da responsabilidade civil por dano ambiental é estrita, exigindo a comprovação do dano e o estabelecimento do nexo causal. Com isso, é possível identificar o culpado, responsabilizá-lo e obrigar ao pagamento de uma indenização.

 

O Código Civil impõe a obrigação de reparar os danos cometidos, independentemente da existência de culpa, ou quando os atos do agente ponham em risco outrem. A responsabilidade civil ambiental, em essência, atua como um marco legal para a proteção do meio ambiente, garantindo a reparação dos danos.

 

Quem é responsabilizado pelo dano ambiental?

Verificada a ocorrência de responsabilidade civil por dano ambiental, as investigações devem ser instauradas conforme o disposto no Código Civil e na legislação ambiental. No entanto, a responsabilidade deve ser abordada individualmente e caso a caso, pois mesmo eventos comparáveis ​​podem resultar em resultados diferentes.

 

Isso se deve ao fato de ser baseado em provas obtidas durante o processo de investigação, que é iniciado para apurar e responsabilizar os envolvidos. É fundamental destacar, no entanto, que qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode ser responsabilizada por danos ambientais.

 

Iniciativa privada e empresas em relação ao dano ambiental

O setor privado no Brasil tem o maior risco de danos ambientais porque é responsável pelas operações econômicas. Como resultado, a parte principal responsabilizada pelo dano é frequentemente aquela que conduz diretamente a atividade e obtém ganhos econômicos com ela.

 

Os casos também podem se desenvolver como instâncias isoladas ou envolver múltiplos poluidores, como parques industriais, onde a ação combinada de vários agentes causa danos ambientais. Em tais casos, não é possível responsabilizar uma única pessoa, mas sim responsabilizar coletivamente todos os supostos elementos causais.

 

Como o advogado deve agir em relação a esse tema?

Como visto na própria legislação brasileira, o meio ambiente recebe proteção especial, com altas penalidades civis impostas aos poluidores que podem ser forçados a reparar os danos, interromper suas atividades ou ser responsabilizados por danos não econômicos.

 

A partir desse ponto, cresce a necessidade de regularização ambiental, visando estabelecer mecanismos de controle, prevenir, mitigar ou demonstrar que indivíduos ou empresas priorizam os problemas ambientais em seus empreendimentos econômicos, sendo necessária a contratação de um profissional para esclarecer essas informações.

 

A responsabilidade civil ambiental é um amplo campo de atuação profissional e um ponto crítico de cuidado para todas as empresas. Por meio da preservação, é possível atrair investimentos e incentivar acordos comerciais. Dessa forma, aja dentro dos parâmetros da lei.


Responsabilidade civildanos ambientais